Tuesday, October 6

Vida musical

Gente, eu tenho problemas. Problemas sérios. Coloquei meus pés de volta na terrinha há quatro dias. Todo mundo que retorna, ainda mais depois de alguns anos fora, gosta de ficar de férias e curtir a família antes de se empolgar pra conseguir um emprego e encarar a vida (sur)real.

Eu não.

Como disse: problemática. Algo não bate bem, faltou preguiça quando meus pais me fabricaram, ou sobrou agitação e ansiedade. Não sei bem, mas algo tem de muito estranho comigo. No meu segundo dia ainda estava imaginando se isso tudo é mesmo real, se eu viajei mesmo da Irlanda pra cá, se meu vôo atrasou em Guarulhos, se fiz mesmo a surpresa pros meus pais. No terceiro dia em terras brasileiras, já estava procurando o que fazer.

Por onde começar? Com quem falar? Quais os contatos quentes do jornalismo florianopolitano? Meu currículo tá legal? Será que envio tudo isso por email ou arrisco os correios?

E a greve dos bancos, minha gente? Me desacostumei com isso tudo. E o preço de uma meia-calça? Quase caí pra trás quando a atendente cobrou mais de DEZESSETE reais da minha irmã por uma meia-calça simplona, cor-da-pele, nada-demais.

Fui presenteada com um tempinho nublado, muito obrigada! Nem precisa me conhecer muito pra saber que o calor não me agrada. Hoje já fui meio grossa com minha mãe por ela ter me feito uma pergunta e ter me interrompido enquanto eu respondia a mesma. Hoje já vi meus pais e minha irmã discutirem por coisas simples. E também me irritei com uns trejeitos de alguém.

Aqui tá tudo mesmo igual. Após três anos e meio... tudo igual. Umas rugas a mais em alguns, uns fios de cabelo branco em outros, umas barriguinhas salientes, algumas amigas grávidas, outras na mesma, outras das quais não me lembro mais o nome. Mas igual.

Fiquei, portanto, com um sentimento estranho em relação a um recomeço. E todas aquelas perguntas começaram a me assombrar novamente. Como vai ser? E o emprego? O salário? Meu relacionamento com meus pais, com os pais do Vi, com meus amigos. E as novas amizades? Minhas dívidas? Um carro?

Esse sentimento estranho que me faz escutar cada música e prestar atenção na letra e me emocionar talvez sem motivo. Será o Brasil mais dramático? Quais os motivos por me sentir dessa maneira? Serão os sentimentos ainda à flor da pele? Vai passar? Será saudade? Será alegria por estar rodeada de pessoas que me amam e querem bem? Será nostalgia? Será decepção, tristeza, incompreensão?

O que será, afinal? Será o Português que me deixa assim, sem saber me expressar direito? Não sei bem. Espero logo vir e ter respostas para todos os questionamentos, mesmo os mais bobos.

A vontade de chorar é constante. Se por alegria ou preocupação, não sei. Benditas letras das músicas que dizem exatamente o que sentimos, e benditas as melodias que nos tocam lá no fundo.







Crédito da Imagem.


13 comments:

Lorena Portela said...

jana querida, bem vinda de volta.

o diabo nem é tão feio quanto parece, é só uma questão de tempo...

beijo e volte sempre lá no meu cantinho.

Marilyn said...

Alguém aqui falou 'problemas sérios'?!
Jana, vamos formar uma Associação Atlética, menina!
o/\o
Também tenho essas sensações e compreendo seu *gás*.
Você chegou com pique total, pronta para encarar as mudanças e manter o ritmo... só que nem sempre as mudanças são *as mudanças*. Tudo permanece tão igual e a gente se frustra um pouco aqui, se espanta acolá e tenta abstrair certas coisas para não parecer pedante, previsível, arrogante, bem resolvida ou seja lá como queiram classificar.
Cada um, cada um.
(Se você pouco se importa com o que pensam ou vão pensar, welcome to the club).
Definitivamente algo mudou em você. Ótimo! Mas quando você pensou na extensão disso tudo e viu que determinadas coisas permanecem da mesma forma... vem a ansiedade.
Bem ou mal, respire fundo e comece por onde achar melhor: o que faz você se sentir bem. :)
Sem pressa, Jana.
Beijoooooooo

Srtª Elis° said...

ahaha menina seja bem vinda ao seu retorno....
olha o mar que td passa....
xeroo flor!!

Aninha said...

Amiga do peito!!!
Imagino o que está sentindo e sei que vai passar, VAI PASSAR!!!
Fica calma, as coisas acontecem na hora certa!
Bjo grande!

Mafê Probst said...

Eu saberia o que fazer, não...

Jéssica A. said...

Jana, menina!
Bem vinda de volta!*____*

Isso deve ser a fase de (re) adaptação. Nunca senti isso, talvez sinta em dezembro, quando voltar pra casa, mas sei lá, posso sentir sua angústia. ;D

Relaxa que logo logo tudo fica 'estável'.

E assim, sou tão 'problemática' quanto você. hoho

Muita paz pra vc!
Beijão! ;D

Deise Anne said...

Olha só, quem está de volta!
Animada e cheia de energia pra começar tudo de novo. É isso aí!

Flávia said...

Bem vinda de volta ao Brasil!
Acho que é assim mesmo, não? Adaptar-se novamente ao convívio familiar, à rotina diferente, ao clima diferente. Leva um tempinho pra voltar tudo pro lugar e vc se sentir novamente em casa.
Mas a tendência é melhorar, viu?
Beijo grande!

Sandra Costa said...

quer um conselho?
VOLTAAAAAA!
se eu fosse vc, eu voltava!
Brasil, o país consolação.
imagino que vc já deva estar homesick ao contário...

p.s.: mas, de qualquer forma, bem vinda novamente.

rosa said...

familia é assim mesmo, longe é só saudades mas perto demais da vontade de sair correndo e arrancando os cabelos...
Boa sorte Rosa

Deise Duarte said...

Acho que colocaram a tua preguiça toda em mim. Que droga!
E a meia tá cara mesmo...comprei uma cordapelebroxante ontem por 16,00 tb. O dó!

Adorei isso aqui!

Anna Vitória said...

Penso comigo que a pior parte de se fazer um intercâmbio ou morar um tempo fora é voltar. Deve ser difícil pra caramba. Mas faz parte da experiência.
Bem vinda de volta.
beijos

Aninha said...

Fica calma Nina, é a fase de readaptação. É chatinha, mas vc passa por ela ;)
Torço por vc ;)

Beijo!

 
design by suckmylolly.com