Friday, May 11

CAE: Certificate in Advanced English

Foi este o exame de ingles que fiz em dezembro e, pelo fato de muita gente me perguntar em que consiste e para que serve, decidi elaborar um post dedicado a ele e tentar descrever como foram os dois dias de avaliacao.

O CAE - Certificate in Advanced English - e' uma prova elaborada pela Universidade de Cambridge, da Inglaterra, que prova o nivel de fluencia em ingles. Aqui em Dublin e' possivel presta-lo tres vezes ao ano: em marco, junho e dezembro. As incricoes ocorrem cerca de dois meses antes da data oficial e o preco da inscricao, ao menos ate o ultimo ano, era de 137 euros.

O exame e' composto por cinco testes distintos, realizados em dois dias: escrita, leitura e interpretacao, listening (que seria a parte da compreensao auditiva), gramatica e speaking (a parte da articulacao da fala).

Speaking: e' a primeira parte da prova, realizada entre voce e um outro aluno que esta' fazendo a prova no mesmo dia e horario. Nao e' possivel escolher a pessoa que formara' a dupla, sao os organizadores que decidem na hora quem entra com quem na sala de avaliacao. Esta fase da prova nao leva mais do que 15 minutos, mas foi a mais complicada, pelo menos pra mim. A menina que entrou na sala comigo era alema e, o que ajudou tanto uma quanto a outra, foi o fato de ambas terem uma pronuncia clara e certa afinidade na hora de comentar sobre assuntos determinados pelas tres senhoras responsaveis pela avaliacao.

A primeira coisa que nos pediram para fazer foi conversar sobre nos mesmas, falando de onde viemos, quais nossos nomes e ha quanto tempo estavamos na Irlanda. A seguir, nos mostraram cinco fotos relacionadas ao mesmo tema [cujo assunto me foge ¬¬] e pediram-nos para analisa-las e comenta-las em 10 minutos. O assunto morreu pouco antes do tempo e com certeza perdemos alguns pontos devido a isso. A avaliadora-chefe nao tirou os olhos da gente ate que o relogio dela dissesse que os benditos dez minutos estavam completos.

Depois foi a vez da alema [que morava em Galway, mas fez o exame na UCD, assim como eu] fazer o mesmo exercicio sozinha, com fotos diferentes. Ela teve um minuto para escolher duas das cinco fotos, comparar a contrastar ambas e ainda dizer qual delas chamava mais a atencao e o porque. As imagens eram sobre competicoes esportivas.

Nem dois minutos depois, chegou a minha vez. Fazer a mesma coisa, porem com fotos diferentes. Um misero minuto para escolher duas dentre cinco, dizer o que elas tinham em comum e as diferencas, e ainda em qual delas o fogo [sim, as minhas fotos eram sobre f-o-g-o! Otimo tema, huh?!] representava papel mais importante. A primeira etapa foi concluida com sucesso, assim como a parte de comparacao e contraste. Quando comecei a falar sobre a importancia de uma sobre a outra, a avaliadora me cortou dizendo que o tempo tinha acabado.

O problema do speaking ser a primeira parte de todo o exame e' esse: acredito ser a etapa que deixa as pessoas mais nervosas, por estarem sendo avaliadas na hora, por tres pessoas fluentes em ingles, que nao dao um segundo a mais ou e menos na hora das respostas e ainda fazem anotacoes enquanto falamos.

Listening: saindo do speaking, foram todos para a segunda etapa do exame - o listening. Sao, se nao me falha a memoria, cinco questoes no total. Tres delas sao tocadas duas vezes, o que nos da chances de confirmar as anotacoes feitas na primeira vez ou tentar escutar o que nao ficou claro anteriormente; uma delas so' nos da' o direito de escutar uma unica vez. Os listenings sao, em geral, conversacoes entre duas ou mais pessoas, sobre diversos assuntos, que precisam ser ouvidos cuidadosamente pelos alunos. Pegadinhas sao comuns e cada questao tem diversos campos em branco para serem preenchidos de acordo com o que escutamos na gravacao. Esta parte leva quase uma hora.

Essas foram as etapas do primeiro dia de prova. Mais detalhes a seguir, sobre reading, writing e use of English.

No comments:

 
design by suckmylolly.com