Monday, May 14

CAE - part II

Reading: talvez a etapa mais corrida de todo o exame. O candidato tem uma hora e quinze minutos para ler e interpretar cinco textos diferentes, alem de responder as questoes referentes a cada um deles. Muitas vezes os textos sao complexos e precisam ser relidos algumas vezes antes que tenhamos condicoes de optar pela resposta que nos parece a correta. Cada texto apresenta questoes em formatos diferenciados, de multipla escolha a encontrar os paragrafos que foram retirados do texto. Cuidado com pegadinhas e o que esta expresso nas entrelinhas. Dificilmente as respostas que procuramos nao estao claras no texto. E' preciso parar e interpretar o que foi dito. Para os que pensam em prestar o CAE, tomem cuidado em relacao ao tempo. Os avaliadores sao rigidos e nao e' possivel pedir um minutinho extra para passar as respostas para o gabarito. Portanto, a melhor solucao talvez seja ler os textos uma vez, tentar resposder a todas as perguntas da melhor maneira possivel e, se sobrar tempo, voltar atras para confirmar ou revisar as opcoes escolhidas previamente.


Use of English: essa e' a etapa que testa a gramatica do aluno. Sao seis partes distintas que irao fazer com que o aluno avalie as questoes e as resolva de acordo com a gramatica correta.
. parte 1 - enfase no vocabulario e e' formada por questoes de multipla escolha. Geralmente eles dao um texto com espacos em branco (quinze no geral), para que os alunos pensem quais das quatro opcoes de palavras fornecidas por eles e' a melhor opcao para completar o texto.
. parte 2 - e' o mesmo tipo de exercicio da primeira parte, com enfase em estrutura e nexo, mas sem as opcoes. O aluno tem que se virar para que a memoria o auxilie e envie a melhor opcao de palavra a ser colocada nos espacos.
. parte 3 - essa e' o exercicio de correcao de erros. Eles fornecem um texto, geralmente com 15 linhas, no qual o aluno precisa identificar quais os erros que o texto contem e especifica-lo ao lado das linhas respectivas. Os erros podem ser em relacao a pontuacao, gramatica (concordancia), escrita correta ou estrutura. Algumas linhas nao contem erros.
. parte 4 - chamada de "word formation" (formacao de palavras), e' uma das etapas mais divertidas na minha opiniao. Eles te dao dois textos curtos, novamente com 15 espacos em branco, onde o aluno precisa transformar a palavra fornecida por eles em outra, para que ela encaixe no contexto (geralmente eles dao substantivos para serem transformados em adjetivos ou vice-verse). Enfase em vocabulario, logicamente.
. parte 5 - essa tambem e' divertida e consiste na apresentacao de dois textos curtos - um completo e geralmente mais formal; e outro com os espacos em branco. O exercicio pede que o candidato se baseie no primeiro texto para completar o segundo. Ambos tem que fornecer as mesmas informacoes, mas as palavras que o texto completo oferece nao podem ser utilizadas no texto incompleto.
. parte 6 - coesao e coerencia. Esse e' pessimo, pelo menos para mim. E' um texto grande, sobre um assunto especifico. O negocio e' que eles tiram paragrafos desse texto e o deixam incompleto. Sao nove opcoes de paragrafos e serem encaixados no texto, para que faca sentido - sendo que um dos paragrafos disponiveis nao e' utilizado. Confusao total esse exercicio! A dica 'e manter o foco na ultima linha de um e na primeira linha do outro, para ver se faz sentido.

Clique
aqui para exercicios de gramatica que ja cairam em provas do Cambridge.


Writing:
meu preferido. O aluno tem duas horas para desenvolver dois textos com mais de 250 palavras cada um, com base nos temas oferecidos por eles.
. texto 1 - geralmente o primeiro texto tem apenas uma opcao de tema e e' mais complexo para ser trabalhado. Os examinadores podem pedir que o aluno escreva textos nos seguintes formatos: artigo, carta (para alguma revista ou instituicao sugerindo ou reclamando sobre algo), proposta, folder, mensagem, e-mail, critica, inscricao em competicoes, folha de informacoes, anunciamento, brochura e/ou instrucoes e direcoes.
. texto 2 - a segunda etapa vem com cinco diferentes temas e o candidato deve escolher um deles para escrever sobre.

Clique
aqui para exemplos de writing em provas passadas.

1 comment:

Anonymous said...

Só agora que deu pra ler direitinho seu post.
Nina, que exame hein? E vc foi bem? Espero que sim! \o/
Sabe que eu gosto de provas assim, pra testar mesmo? Lembro qdo eu fazia inglês e tinha isso, eu adorava! rss... Adorava ficar ali pensando e pensando em como resolver :P
Beijo!

 
design by suckmylolly.com