Monday, April 27

Cork Street

Eu nao gosto quando falam mal de Dublin. Gosto daqui. Me identifiquei muito, com coisas diversas, desde o primeiro contato, ha' mais de tres anos.


Mas Dublin nao e' perfeita. E' como qualquer lugar. Tem gente pedindo dinheiro na rua, tem gente besta, tem gente milionaria, tem um pouco de desigualdade social, tem problemas no transporte publico, tem problemas de seguranca e, o que mais me deixa revoltada: Dublin tambem tem problemas relacionados 'a violencia. Aqui tem de tudo, e o trafico de drogas de uns anos pra ca' piora a situacao a cada dia. Tem gente que se faz de vitima, tem imigrantes ilegais, tem gente que nao sabe o que ta fazendo, tem assalto, tem estupro, tem vandalismo.


Vou dar um exemplo de coisas que aconteceram comigo nesses tres anos aqui. Mas nem isso me faz "desgostar" da cidade. Tem uma area, mais conhecida como Dublin 8 - que nao e' flor que se cheire. Tem, na verdade, varias areas que eu nao recomendaria uma visita. Falarei, portanto, de Dublin 8 por ja' ter morado la' durante alguns meses. Foi assim que saimos [Vitor e eu] da casa de familia. Pouco mais de duas semanas apos mudarmos pra ca', tivemos que encontrar uma casa pra nos e, nao conhecendo a cidade como conhecemos hoje, encontramos um apartamento que muito agradou, numa rua chamada Cork.


O apartamento era perfeito. Novo, ninguem tinha morado la antes. Com uma suite, mais um banheiro, dois quartos, duas varandas, bla bla bla. [isso aqui ta parecendo anuncio de classificados!]. A localizacao, porem, uma historia completamente diferente. Dublin 8 tem muitos predios subsidiados pelo governo. Consequentemente, muitas pessoas "problematicas" morando por la. Nao vou contar a historia da regiao, mas enquanto moravamos la na Cork Street, vimos / passamos pelas seguintes situacoes:


. colocarem fogo num carro do outro lado da rua
. jogarem baloes d'agua nos transeuntes
. ovos quebrados pelo chao
. o vizinho da casa de repouso ao lado ser assassinado [nao vimos, mas soubemos]
. fomos assaltados num domingo de manha [o cara, drogado, devia ter uns 7 anos a menos que eu... pegou meu porta-moeda, abriu, pegou o dinheiro - pouco! -, me devolveu o porta-moedas e minha chave, que tava la' dentro].
. o Vi teve a bike dele roubada
. o cara que morava no apartamento de baixo, acreditamos, era traficante. Acordamos certa madrugada com a policia batendo na porta dele [apos algumas noites escutando "clientes" batendo na janela do cara, em busca dos "itens" de consumo].
. toda vez que eu descia do onibus, na porta do predio, o motorista dizia "Va' com cuidado agora" [nao, nao era so' por dizer...]


Isso tudo num periodo de mais ou menos sete meses.


Caso alguns ainda sejam corajosos de virem pra Dublin com essa crise toda [gente, ta' serio o negocio. Se vierem em busca de emprego, esquecam!], eu diria: evitem Dublin 8. Muitos brasileiros moram por la'. Aluguel talvez um pouco mais em conta se comparado com outras areas, e predios recem-construidos - muito diferentes das construcoes antigas espalhadas pela cidade; mas eu diria que nao vale a pena. Principalmente se voce e' mulher, se vem sozinha, e se vai e volta caminhando dos lugares que frequenta. Ninguem merece essa tensao 24/7.


Ei, mas nao quero que usem esse post contra mim. Ou contra Dublin!





Credito da imagem.

2 comments:

Rainha de Copas said...

eu quero ir. a passeio. eu nao troco o brasil. por nada.

daise said...

usar contra não; mas vale pela informação.
:*

 
design by suckmylolly.com