Thursday, May 7

Book Crossing

Eu gosto de ler. Muito.

Talvez isso foi o que me fez prestar atencao nesse link numa das revistas que li esses dias e achar a ideia interessantissima. E' uma pena que certas iniciativas nao pegam no Brasil*, mas nao custa tentar. Quando estiver de volta no pais verde e amarelo, talvez eu tente fazer algo parecido - e que funcione!

O Book Crossing e' um site para uma 'sociedade de leitores' ao acaso. Deixe-me explicar.

Voce se cadastra no site. Coisa rapida, free of charge, indolor, sem riscos de pegar a gripe suina, nem nada disso. Ai' voce um dia pega um dos livros que voce tem em casa e nao quer mais, e discretamente o 'esquece' em algum lugar. Na academia, no banheiro do trabalho, no restaurante, no banco da praca, na lan-house, em qualquer lugar em que alguem va' encontra-lo.

Pronto :)

As pessoas que fazem parte do Book Crossing, caso encontrem algum livro em algum lugar, poderao ir ao site e comentar que encontraram o livro X, em Y lugar, no Z dia. Ou entao, podem tambem deixar quieto e aproveitar a leitura discretamente. E voce, que 'esqueceu' o livro, pode tambem te-lo cadastrado no site antes de abandona-lo - criando, assim, um controle dos livros que ja' deixou por ai' e mais detalhes. O site tem, na coluna da esquerda, uma lista dos livros recem-abandonados e tambem dos recem-encontrados.




*Pra calar minha boca, encontrei agora uma lista de paises em que pessoas recentemente 'esqueceram' livros. O Brasil ta' la', com seus 188. Desses, 126 foram em Sao Paulo. Os numeros indicam a quantidade de obras que foram deixadas em algum lugar nos ultimos 30 dias. Se voce clicar, por exemplo, em Sao Paulo, vai ver uma lista de localidades por onde os membros do site recem-deixaram seus livros. A lista de hoje inclui localidades como o Metro - Linha barra Funda, Shopping Bourbon Pompeia, Central das Artes e Wizard - Rua Aimbere.



Pros leitores assiduos e aos que gostam de sair da rotina, nao custa passar pelo site ;)

7 comments:

Unknown said...

Eba ! Vou dar uma olhadinha agora mesmo !
Chloe passeando com o papai e brenitos dormindo...tenho meia hora pra mim.

beijooo

Sandra Costa said...

JURO!
tava louca atrás do link pro teu blog. eu tinha perdido na mudança do template.

//feliz!

e adorei a dica. djá kiero me cadastrar!

Vanessa M. said...

gostoso sair e encontrar livros. de graça *.*


Essa onda desse site funciona bem aí em Dublin?

Vanessa M. said...
This comment has been removed by the author.
Nathália E. said...

Infelizmente aqui no Rio de Janeiro poquíssimas pessoas conhecem esse projeto.

Beijo!

Ligia Gastaldi said...

Oi Jana!
Passei por aqui também e curti muito. Eu costumo dizer que o mundo é uma ervilha...a gente sempre encontra um amigo ou conhecido em qualquer lugar que se vá. hehehehe....beijão

Jéssica A. said...

Ai que delícia!*___*

A Marina (marinaw.com.br) fez isso, o bookcrossing na semana que comemorava o dia do livro. Achei tão bacana!
Não pude aderir a idéia porque meu acervo tá cheio de coisa recente. Velharia mesmo, livros que não faço mais questão de ter, deixei na minha cidade. :/

Queria colocar você na minha blogroll. Tu já viu como é? Vou pegar o pedacinho do seu header. Aguardo sua permissão pra isso.

Abraço!

 
design by suckmylolly.com