Monday, July 20

Passado de perguntas - Parte 1

Antes de vir pra Dublin, ainda em fevereiro de 2006 [parece mil anos atras!], fiz um post nesse mesmo blog com algumas perguntas que, na epoca, nao queriam calar :) Achei digno voltar aqui pra responde-las e, ao mesmo tempo, perceber o quanto tudo mudou e o quanto cresci durante esses mais de tres anos na Irlanda.


A primeira parte de todo o questionamento esta' logo abaixo. A segunda leva de perguntas vira' num proximo post. Peco aos 'telespectadores' para que enviem perguntas caso as tenham, e farei o possivel pra tirar as duvidas de forma simples e sem enrolacao.


Entao, laaaaaaa no inicio de 2006 fiz os seguintes questionamentos [respostas seguem abaixo]:


1. O que faremos durante as sete horas de espera no aeroporto?
Nada! Gente, ficar trancada em aeroportos, esperando a conexao, e' um SACO! Tento me manter ocupada o maximo possivel, mas nem sempre a gente tem disposicao, vontade ou ideias suficientes pra preencher tantas horas num banco de aeroporto. Dicas de quem ja' tomou alguns chas-de-cadeira: leve um livro interessante e que te distraia facilmente; ter companhia ajuda no papo e nas reclamacoes geradas pelo mau-humor; tome o cafe' mais demorado da sua vida; e a melhor de todas: caso esteja numa cidade onde morem conhecidos, amigos, parentes, por que nao marcar um encontro no proprio aeroporto pra matar tempo, saudade e novidades?


2. Como será o primeiro contato com a família?
Hoje em dia acho que quase ninguem mais vem do Brasil pra ficar em casa de familia, pois muitos ja' tem conhecidos, parentes ou amigos que moram aqui ha' algum tempo e podem ceder um cantinho da casa durante os primeiros dias. Na epoca em que vim, porem, vim com uma mao na frente e outra atras. Precisei dedicar parte do orcamento pra ficar na host-family, que incluia casa, comida e roupa lavada durante as primeiras duas semanas na terra fria. Sem gozacao: uma das melhores experiencias por aqui! Minha host-mother era um AMOR. Me apaixonei pelo jeito fofo dela e, perguntem pro Vi, chorei quando precisei me mudar. Se pudesse, ficaria por la' ate' hoje. Claro que cada um tem um experiencia diferente, de acordo com a familia que lhe e' sorteada. Mas a Adrienne [minha host-mom] foi perfeita. Sinto saudades ate' hoje!


3. Temos que levar roupas de cama, toalhas e edredons? Porque, honestamente, ocupam um espaço fenomenal na mala e, nesse caso, qualquer milímetro é válido.
Naaaaaoooo! Troxemos toalha de banho e rosto, mas nem isso precisava. Aqui e' facil encontrar lojas barateiras pra comprar tudo isso. A gente vem sempre com a ideia de economizar, entao o que puder trazer na mala, e' lucro. Mas nao necessario :)


4. Lavar roupa lá... só na lavanderia?
Naooooo. Nossa, que ideia eu tinha de Dublin? Aqui a maioria das casas que a gente acha pra alugar ja' estao todas mobiliadas. Muitas delas ja' tem ate' televisao, microondas e todos esses apetrechos que tornam a vida da gente mais confortavel. Maquina de lavar fica na cozinha, viu gente? Nao tem area de servico nas casas nao... mas tem a bendita maquina, e ela e' igual no mundo todo.


5. Por que não tem nenhum banco brasileiro em Dublin?
Simples: porque a gente nao precisa deles.


6. Como eu faço pra enviar o dinheiro pro Brasil se não há operações legais disponíveis?
Aqui em Dublin existe uma empresa chamada Brasil4All, que faz milhares de coisas pra facilitar a vida dos brasileiros. Com eles, pode-se enviar dinheiro direto pra sua conta no Brasil, com taxa de €5 independente do valor enviado. Ha' tambem outras opcoes mais... digamos... 'legais', mas sao mais caras e demoram mais tempo pra chegar. Sem contar que nao chegam direto na sua conta e ha' uma taxa pra retirar o valor enviado do banco determinado por eles e passar pra sua conta pessoal. Um rolo so'!


7. Será que eu nunca mais vou usar sandália na vida? (As mulheres me entendem, tenho certeza >> 1º O frio 2º O fato de ter que andar pra cima e pra baixo o dia inteiro).
Nao, voce nunca mais vai usar sandalia na vida hahahaha Nao devido ao frio, porque aqui faz calor tambem e eu uso sapatinhos baixos, tipo Melissa, o tempo todo! Sandalias altas, so' mesmo pra sair 'a noite e olhe la'! Eu particularmente abandonei as minhas todas e confesso que nao sinto falta alguma. O pessoal aqui nao tem frescura e ninguem te olha, independente do seu estilo. O pessoal vai pro pub de All-Star, sapatinho baixo e ate' Havaianas [super bem conceituadas por aqui, alias!].


8. Será que quando voltarmos tudo vai estar muito diferente?

Essa pergunta terei que responder so' no final do ano. Prometo voltar assim que conseguir formular minha resposta :)


9. Quem vai sempre lembrar da gente e quem vai nos esquecer 10 dias depois do embarque? Porque tem muita gente que perde contato e esquece, certo?
Certo. Mas quando coloquei meus pes aqui, fiz questao de manter contato com as pessoas mais importantes da minha vida e nao foi a distancia ou o custo das ligacoes interurbanas que nos afastaram. Pelo contrario, sua familia e seus amigos verdadeiros nao te esquecerao nunca! E' uma delicia perceber o quanto me aproximei de alguns amigos depois que me mudei pra ca'.


10. Com o que será que vamos trabalhar por lá?
Vixi, lonnnnnga resposta. Isso depende da sorte e da forca de vontade de cada um. Desde o inicio, tive empregos gostosos e convivi com pessoas incriveis.








Credito da Imagem.


7 comments:

Deise Anne said...

Eu gosto de ler essas suas experiencais.
Dá pra ver como você entra nelas e sai pra olhar, como se estivesse de fora, tudo o que viveu. Mais legal ainda, ver que nada passou em vão. Você valoriaza essas memorias e aprende com elas. Uma grande bagagem a que vc vai trazer.
Beijos e ótima semana, Jana!!!

Aninha said...

Pode-se dizer que vc foi uma sortuda em relação à vida no exterior ;)

Bjos

Marilyn said...

Ai, Jana, senti um arrepio na espinha.
Acho que já lhe falei que estou numa preparação para fazer uma viagem assim, certo? Se ainda não, poizé*, estou.
E tenho 698.539.765 dúvidas, medos e vontades. Adoro novidade, me adapto fácil... acho que conseguirei. É, acho! :D
Beijo!

Nathália E. said...

1ª vez que vejo alguém que foi pro exterior passar uma idéia tão positiva. Bom saber que há vida boa aí fora mesmo para forasteiros. Hahaha

Beijo!

Nikky said...

Ai Janinha, como queria ter essa experiência!!!!

;*

Jéssica A. said...

Ai, que fofo.

Um monte de perguntas cheias de insegurança e respostas com respaldo enooorme de autoconfiança.

Me deu até vontade de viajar pro exterior agora, mas acho que não teria tanta graça sabendo de tudo isso. hahahaha
Brincadeira, acho que me faria várias destas perguntas antes de sair daqui, mesmo lendo os seus conselhos preciosos.

Amei, Jana. Tô esperando a resposta da questão 8!

;D

Ah, não falei do novo layout! *___* Mudou, mas continua uma fofuura
:)

Deise Anne said...

Oi, Jana! Tudo bem?
Eu acho que você nem vem mais por aqui, mas lembrei de vc esses dias, por que meu namorado tá indo pra Irlanda aperfeiçoar o inglês.
Ele tem muitas dúvidas sobre como vão ser as coisas lá. Ele quer tentar trabalhar durante o tempo que vai ficar lá e pensei se você não tem nenhuma sugestão legal pra dar pra ele. Eu mandei esses dois posts que você escreveu pra ele ler e ele adorou.
Bom, espero que você leia esse comentário. Beijos

 
design by suckmylolly.com