Wednesday, July 22

Passado de Perguntas - Parte 2

Aqui vai a segunda e ultima parte das perguntas que fiz neste mesmo blog antes de vir pra Irlanda, ha' mais de tres anos. Acho que voces vao rir... :P


11. Por quanto tempo teremos que perambular distribuindo currículos até sermos empregados em algum lugar que valha a pena?Eu consegui dois empregos na minha primeira semana em Dublin. Hoje as coisas estao mais complicadas, ate' porque o numero de brasileiros por aqui aumentou demais, e acredito que nossa imagem tambem tenha se denegrido um pouco. So' sei que quem procura, acha. Mesmo durante tempos de crise mundial. A dica e' nao desistir.


12. Quanto vamos receber por hora?
O minimo aqui e' €8.65 por hora - um dos melhores salarios minimos da Europa. Dependendo do emprego, voce recebe o minimo - que ja' nao e' ruim. Outras empresas pagam mais, depende da sua funcao, do seu trabalho, do seu nivel de ingles e, claro, da sua sorte. Muitas empresas preferem calcular o salario anual ao inves de... [oral?! hahaha]... por hora . Claro que a gente recebe por mes ou, em alguns casos, por semana. Mas o salario em alguns lugares e' calculado por ano... tipo, 20 mil por ano, 24 mil por ano, etc.


13. Será que vou conseguir falar inglês o tempo todo?
Olha, se voce mora e trabalha com brasileiros, e' bem dificil. Mas da' pra falar muito ingles aqui, sim! Basta querer e expandir um pouco o circulo de amizades.


14. Será que existe algum curso de comunicação que valha?
Simmm. Mas sao caaaaros! Ha' cursos que oferecem diplomas ou certificados. Os que oferecem diplomas, por serem faculdades, duram mais tempo e custam bemmm mais. Os que oferecem certificados, sao cursos rapidos - geralmente de 12 semanas, com uma aula por semana. Pros que desejam expandir um pouco e tentar aulas que nao sejam apenas de ingles, ha' uma variedade enorme de cursos de business, marketing e financas. A unica coisa e' que geralmente essas instituicoes nao fazem acordos com a imigracao. A solucao e' continuar com seu curso de ingles - que vai te proporcionar o visto de permanencia - e fazer um desses cursinhos extra-curriculares por fora.


15. Será que a escola é legal? Ou o curso é como os cursinhos de inglês daqui?
A diferenca crucial entre um curso de ingles no Brasil e um no exterior e' que, no Brasil, as pessoas que pagam uma escola de linguas realmente estao interessadas em aprender e fazem valer a pena. Os cursos de ingles aqui em Dublin podem ser otimos ou pessimos, dependendo da sua vontade e tambem dos alunos que formam a sua turma. A coisa aqui e' ruim pelo fato de muitas pessoas frequentarem as escolas apenas por exigencia da imigracao. Se voce nao tem frequencia, voce nao consegue renovar seu visto. E, se voce nao consegue renovar seu visto, voce e' mandado embora. Entao tem pessoas que vao pra aula e pagam a escola apenas por motivos burocraticos. Sao esses imigrantes que ferram com a qualidade das aulas ministradas. Claro que sempre tem um professor que e' mais preguicoso e que nao leva tao a serio quanto outros, e sempre tem uns assuntos que sao melhor abrangidos que outros, etc. Mas ainda acho que quem faz a aula e' o proprio aluno. Se a classe se interessa, o professor se interessa e as aulas sao bem aproveitadas. Se a classe e' preguicosa, o professor nao se empolga e prepara aulas sem vontade, o que torna tudo um belo pe' no saco. Nao quero cortar esperancas de ninguem, mas morar aqui me mostrou que a gente realmente aprende outros idiomas morando fora. Os cursos de linguas estrangeiras no Brasil ajudam, sim. Mas e' so' no exterior que teremos contato com sotaques diferentes, culturas e leituras diversas.


16. Em que bairro vamos morar?
Vixi, vaaarios bairros! =D Os melhores ainda sao, pra mim, os bairros da regiao Sul. Pra quem quiser ficar mais pro centro, os melhores seriam os de Dublin 2, 4 e 6. Sao mais caros nessa regiao, mas meu bem... como a gente mora melhor aqui se compararmos com os bairros impares!


17. Como ficar sem ir no salão pra fazer cabelo e unhas? Vou virar um bichinho feio?
Olha a minha preocupacao, meu deus! Como mudei! Sim, e' possivel e ate' gostoso ficar sem depender do salao de beleza. O pessoal aqui nao liga muito e isso e' uma das melhores conquistas de todos os tempos. As meninas nao estao nem aih se andam com o esmalte escuro descascado ou se precisam usar um spray que funciona como shampoo, caso nao tenha dado tempo de tomar um banho na ultima hora. Ja' fiz minhas unhas com brasileiras e tambem ja' teve uma epoca em que me empolguei e ia no salao aqui quase toda semana. Mas passou. Agora vou no salao quando me da' vontade, mas nao porque tenho que manter a aparencia de 'famosa impecavel'.


18. O que vai acontecer com meus livros e CDs depois de um ano fora? Aposto que cada um vai estar num canto diferente e não vou conseguir recuperar a metade deles.
Olha a minha preocupacao 2! Meus livros e CDs continuam la', nos mesmos lugares, saos e salvos. Se algum deles sumiu, eu nao lembro, pois aqui li livros muito interessantes e conheci artistas dos quais nunca havia ouvido falar anteriormente e me apeguei a coisas nao-materiais.


19. Será que vamos ver neve?
Simmm, mas Dublin nao e' dos lugares mais apropriados. No inicio desse ano nevou ate' que bastante aqui, mas nao chega a ser aquele tipo que acumula na rua e chega ate' o joelho.


20. Será que vou engordar?

Simmmmmm! Fato: as meninas engordam, os meninos emagrecem. Claro que isso e' no inicio e a gente acaba chegando num meio-termo depois de acostumar com a mudanca radical. Muitas meninas engordam um pouco, mas na verdade nao estao nem aih. Ate' porque aqui o pessoal nao anda na rua mostrando barriga, coxa e peito. A moda e' - e, acredito, sempre foi - camisetas mais longas e sem muito decote, o que ajuda a esconder uma possivel barriguinha mais saliente. A preocupacao em perder o peso adquirido comeca a nos assombrar quando a passagem de volta ao Brasil esta' comprada. Porque, allow ne?!, ninguem quer chegar no aeroporto e escutar daquela tia sem nocao: "Nossa, como voce ta' linda, mais cheinha!"







Credito da imagem.

4 comments:

Marilyn said...

Jaaaaana,
Que texto mais hilário!
Você me respondeu umas 5 questões nesse intensivão!
Curso de comunicação (você também optou por essa área? *highfive*), virar um bichinho feio e (ah), engordar.
Porque sempre tem aquela tia velha e chata pra fazer comentário fora da realidade, apertando as bochechas, querendo ser simpática. Só castrando mesmo! :D
.
Obrigada pelas dicas lá no blog, Jana. Injeção de ânimo. Falando em ânimo*, preciso escrever, mas estou com um resfriado péssimo, dores de garganta, ouvido, sem voz, afastada do trabalho... enfim, *quero minha cama* virou um mantra.
Mas voltarei, com glamour, voltarei.
Beijoooooo! o/

Bárbara said...

Oi. =)
Obrigada!

Po, legal você morar na Irlanda. Deu uma vontade louca de morar aí quando eu vi Once! rs

beijo.

Deise Anne said...

Eu adoro ler sobre esse desapego da imagem e das coisas materiais que você encontrou por aí.
A gente vive uma ditadura da aparencia por aqui que é um saco mesmo.
Eu adoro malhar, mas é pra estar em movimento e não pra ser a mais gostosa do pedaço. Eu gosto de ir ao salão quando estou com vontade e não pra mostrar a unha pros outros, enfim...
Eu gosto de quem pensa assim também.

Manuela said...

nossa, muito legal essas perguntas todas, ou melhor, as respostas. sempre tive as mesmas dúvidas, sempre to pensando em viajar, fico pensando em tudo..
mto legal!
;*

 
design by suckmylolly.com