Friday, July 10

Virtualizando

Sei que no Brasil a gente nao tem muito o costume de comprar on-line. Passei a me dedicar mais 'a essa atividade depois que me mudei pra ca' e, confesso, tomei gosto pela coisa. Acho tao facil, tao tranquilo, tao pratico, que preciso mesmo tomar cuidado pra empolgacao nao tomar conta e provocar um furo no orcamento.


Como tudo o que se gosta, com o tempo a gente comeca a encontrar sites preferidos e ficar de olho nos pros e contras de cada um. Sei que comprar calca ou sapatos on-line da' um trabalhao e, nesse caso, o melhor mesmo e' enfrentar o povao no fim de semana e ir de loja em loja pra escolher, provar, dar aqueles passinhos de um lado a outro pra ver se nao aperta em lugar nenhum, olhar no espelho e decidir de paga com cartao, com cheque ou dinheiro, e se queremos uma sacola pra acompanhar. Ja' pra partes-de-cima, como blusinhas, jaquetas, moletons e afins, fica muito mais facil. Voce pesquisa em alguns sites, ve outras cores disponiveis no mesmo modelo, pode ter visao 360 graus da peca, aproximar pra ver detalhes, clicar 'comprar' e pronto. Estara' com voce em alguns dias.


A-do-ro a praticidade e o fato de eu nao ter que disputar espaco com ninguem pra escolher o que eu quero, tomar o tempo que eu quiser decidindo se compro ou nao e tendo a peca em minhas maos, sem nunca ter tirado a bunda da cadeira. Posso comprar antes do meu cafe' da manha, quando estiver sofrendo de insonia, depois das 22h aos domingos, feriados, debaixo de chuva, calor do caramba ou uma tarde mais tranquila.


Desde que vim pra Dublin, ja' comprei muita coisa on-line. Tambem ja' fui atiradinha demais e, como toda boa compradora, adquiri coisas no impulso. Dentre os itens que ja' compuseram minha cestinha estao camisetas, bikinis, sapatos [sim, eu cometi esse erro, mas aprendi!], acessorios, ingressos, livros, DVDs e ate' uma televisao usada =D Com essa experiencia 'toda', achei que seria legal montar uma lista dos sites que ja' utilizei e informar pontos positivos e negativos sobre cada um, assim como quais as melhores compras que pode-se fazer em um ou outro.



. Ticketmaster
Meu preferido quando se trata da compra de ingressos para shows, pecas teatrais, musicais e apresentacoes no geral. Sei que o Brasil tem um Ticketmaster.com.br, mas pelo que puder perceber, a lista de eventos e' pequena e nao sei se eles tem muito lucro com a audiencia brasileira. Aqui funciona muito bem e voce pode ate' criar um perfil personalizado, selecionar artistas e locais preferidos, receber alertas de quando um desses artistas estara' em turne na sua regiao e utilizar o site nao apenas para a compra dos tickets, mas tambem como uma fonte pra saber de tudo o que ta' rolando em determinada epoca.
+ a facilidade e interatividade
- a taxa que cobram por cada ingresso
dica: se tiver a opcao de comprar em pontos de venda Ticketmaster distribuidos pela cidade ao inves do site, faca. Assim nao te cobrarao a taxa por ingresso.


. Asos.com
Ahhh, me salva! Essa loja e' demais pra quem gosta de comprar roupas e acessorios. Minha preferida, com opcoes interminaveis pras mulheres que nao tem o que fazer no horario de almoco e estao naquele periodo assim... consumista. Ha' um link especial para as pecas em ofertas, de calcados a bolsas, de calcinhas a chapeus, de blusinhas a relogios. Tem tambem uma sessao masculina e infantil. Ah, e uma sessao pra baixinhas :)
+ diversidade
- ainda nao encontrei nenhum
dica: antes de tudo, va' na parte especial de 'sale' ou 'clearance', onde voce podera' encontrar uma diversidade enorme de pecas por ate' 70% menos.


. e-bay
Ja' gostei mais do e-bay e confesso que atualmente so' o utilizo quando estou em busca de ingressos esgotados para determinados shows ou na comparacao de precos de diversos produtos. No Brasil, o e-bay seria o Mercado Livre - site que acho confuso, lento e muito atras dos e-bays internacionais.
+ tem de tudo o que voce pode imaginar
- em alguns casos, se voce nao tem uma conta do paypal, pode ser complicado efetuar o pagamento do item escolhido.
dica: fique de olho nos itens que tem pouco tempo de permanencia no ar [quanto menos tempo, mais chances de voce ser o vencedor na oferta] e preste atencao tambem nos feedbacks dos vendedores. Quando mais feedbacks positivos, mais chances de voce receber o item sem quaisquer problemas.


. Gumtree
Esse eu conheci na Irlanda e nao sei ate' que ponto ele e' utilizado no resto do mundo, mas me quebra um galho danado. Tambem vende de tudo e os anuncios sao colocados de graca, o que me deixa tambem com um pe' atras em relacao 'a veracidade das informacoes. Uma boa opcao caso voce queira se livrar de alguns itens, mas nao quer ser cobrado pra anunciar. O pessoal vende eletrodomesticos [sim, comprei a TV usada aqui], livros, tickets e ate' a mae se deixarem! Otimo pra compra e vendas de ingressos.
+ opcoes e gratuidade
- confianca nos vendedores. O Gumtree nao se responsabiliza pela entrega ou pagamento dos itens em questao. Vai do usuario confiar ou nao na pessoa que postou o anuncio.
dica: nunca envie nada que estiver vendendo antes de receber o pagamento. Caso a situacao seja contraria, voce comprando de alguem, tente marcar algo pessoalmente para que a troca seja realizada. Assim fica mais facil nao ser enganado e conseguir o que quer ;)


. Amazon
Meu site preferido para a compra de livros. Adoro! A entrega e' rapida, ha' diversas opcoes de lancamentos, promocoes e ofertas, assim como a possibilidade de comprar mais barato de usuarios cadastrados que vendem o mesmo item por menor preco.
+ as opcoes que temos de comprar o item da propria Amazon ou entao partir para ofertas de itens cadastrados por usuarios, que podem ser novos ou usados.
- ainda estou 'a procura.
dica: fiquem que olho nas promocoes. Muitas vezes, quando compramos mais de um item, o envio e' gratis. Aproveite para comprar tudo de uma vez so'.


. Domino's Pizza
Nao poderia faltar um site de comida, ne' gente? :p A pizzaria Domino's aceita pedidos pelo site oficial e ate' por mensagem de celular! E' so' cadastrar seu endereco e escolher os sabores preferidos, tipos de massa, tamanho da pizza, porcoes e bebidas pra acompanhar, alem da sobremesa.
+ alem do menu disponivel, voce pode montar sua propria pizza ou retirar / adicionar ingredientes 'as opcoes dadas. Digamos que voce escolha uma pizza Portuguesa. Todos os itens aparecem ticados e, caso voce nao queira... ahn... cebola, e' so' retirar o tick e pronto \o/ Uma portuguesa sem cebola a caminho. Happy days!
- como todo delivery, pode ser que a entrega demore um pouco. Ha' o transito, condicoes climaticas, vontade do motorista... Mas ah, normal.
dica: fique de olho nas promocoes durante a semana e meal deals.


6 comments:

Deise Anne said...

Nossa, cheguei aqui e fiquei pensando se tinha entrado no blog certo. Tá lindo o lay novo. Um convite para uma viagem!
Adorei as dicas de compras na net, agora... comprar roupas e sapatos??? Será que vale mesmo correr os risco?
Beijos, Jana!

Marilyn said...

Jaaaaaaana, o blog está um luxo, menina!
Tão lindinho!
Adorei! ;)
...
Divido contigo essa coisa louca de comprar online! Claro, nem tudo é tão válido, roupa, por exemplo. Gosto de ir à loja, de experimentar, essas coisas mulherzinha, mas perfumes, cds, dvds, livros e eteceteras que eu adoro, vai pela net mesmo!
E que Deus tome conta, hahaha!
Beijo!

Nathália E. said...

Ultimamente tenho comprado mais online do que ao vivo e realmente é melhor. Sem fila, sem multidão, sem gente te esmagando.
Mas dependendo do preço do frete eu vou na loja comprar. Hahaha

Beijo!

Manuela said...

aai que legal, eu adoro ASOS, amo mta coisa linda de lá!
mas nunca fiz comprinhas.. funciona no brasil? frete deve ser gigas né? :(

Nikky said...

Eu AMO comprar pela net, compro mais livros e eletronicos... amei o ASOS, não connhecia, os sites internacionais são os melhores pra roupas, MELHORES... mas infelizmente nunca consegui comprar, por causa do frete ou por não entregarem no Brasil... ain, fico triste pq tem cada peça lindaaaaa!!!

;*

Aninha said...

Nossa, eu não conhecia esse Asos! Cada roupa linda, hein?! Eu quero!!!
Mas acho que eles não entregam aqui em casa :P hehe

Bjo

 
design by suckmylolly.com