Monday, July 6

Planejamento e' bom, mas nem sempre gosto

Eu adoro planejar as coisas. Ver datas, combinar voos, checar acomodacao, pesquisar atividades extras. Mas nunca pensei que planejar uma viagem de vinte e poucos dias pela Europa me tiraria tanta energia! Sera' minha ultima viagem por aqui, pelo menos por um bommm tempo. Ja' viajei bastante e vi lugares incriveis, presenciei momentos fantasticos e tambem me deparei com decepcoes inevitaveis. Tudo parte das viagens que decidimos fazer quando nos sobra tempo, dinheiro e paciencia.


Como vou embora em outubro, a viagem de despedida era plano imprescindivel. Semana passada finalmente consegui fechar o roteiro e, com o auxilio do meu parceiro nao apenas turistico, reservamos voos entre um destino e outro, assim como lugares pra descansar do dias cheios que teremos. Je-sus, como demorou! E como temos material agora! E como tivemos que imprimir confirmacoes e reservas e regras e direcoes! E, pior de tudo, como gastamos dinheiro! Nessa de visita um site aqui, pesquisa ali, de grao em grao a galinha realmente enche o papo - e esvazia a conta bancaria. O queixo caiu. Agora a vontade e' ainda maior de fazer com que cada hora desses 22 dias valham a pena e que cada paisagem encha os olhos e o coracao de muito sentimento bom.


A gente gastou e a viagem nem comecou ainda. Temos pela frente dois meses pra ajeitar o que falta e nos preparar fisica e psicologicamente para o corre-corre em setembro. Temos, tambem, esses mesmos dois meses pra preparar a conta bancaria pro boom de quando essas faturas chegarem. E' aquela velha historia de saber que o dia de partir esta' muito proximo e querer fazer de tudo um pouco. Queremos juntar mais dinheiro, sim. Mas tambem fica a famosa sensacao de que so' se vive uma vez e de que devemos viver a vida de maneira feliz e aproveitando o hoje. Alem de guardar o bendito salario e pagar as continhas mensais daqui, tambem quero ir nos shows, poxa. E tambem quero ser turista e ver os amigos e sair pra jantar e passear de trem. E, logico, nao quero deixar a viagem de despedida de lado e agora e' ralar pra conseguir fazer tudo de forma a nao deixar nenhum dos itens sem um 'OK'.


O roteiro, do qual estou muito orgulhosa by the way, comeca em Nice, vai pra Stockholm, depois fica um tempo no Leste Europeu e desce pra Croacia. Tenho certeza de que verei coisas muito diferentes e presenciarei climas opostos e povos distintos. E' dificil ter que deixar alguns desejos pra uma proxima vez, como Santiago de Compostela, Portugal e Oslo, mas tambem temos que saber que nao e' possivel fazer tudo ao mesmo tempo. O templo de meditacao na India tambem ficara' pra um futuro breve, assim como as piramides egipcias e talvez o Sudoeste da Irlanda. Mas ah, ne'?!


Me perco demais nos assuntos, pelamordedeus! O post, enfim, era pra registrar a dificuldade de montar o roteiro e combinar transporte e acomodacao pra esses mesmos dias. 'As vezes o hotel nao tem quartos disponiveis, 'as vezes o voo fica pro dia seguinte, 'as vezes gastamos mais do que o esperado e temos que depois lidar com o furo no orcamento, 'as vezes tudo e' caro demais, 'as vezes da aqueeeela vontade de viajar ja' amanha, mas 'as vezes tambem da' vontade de jogar tudo pra cima e que se f*da.


Enfim, estou feliz por ter finalmente fechado todas as datas e destinos direitinho. Mas ainda tenho muitooo o que planejar. Detalhes que a gente a principio nao imagina, mas que depois tornam-se indispensaveis. Como, por exemplo, horarios de abertura e fechamento de locais publicos, taxas escondidas, rotas com pedagio, onde deixar o carro, como falar polones e 'esse lugar so' aceita hospedagem por mais de tres dias, e agora?'.


A aventura comeca ja' na organizacao de todo o processo. Onde queremos ir? Tem voo direto pra la'? Quais os tipos de hospedagem disponiveis? Como vai estar o clima? Eles aceitam Euro? Sera' que nao da' pra esticar ate' tal local? Preciso de visto? Onde fica isso? E' perigoso? Mas por que nao podemos ir pra la' tambem? E o dinheiro? E a volta pra Dublin? E o limite de bagagem? Quanto custa uma mala extra? Comprou seguro-saude? Nao tem hostel, e agora? Nao tem aeroporto na cidade, e agora? A cidade e' caresima, e agora?


Cansei. E agora?









Credito da Imagem.




7 comments:

Vivi said...

Ai, que legal! Conhecer esse monte de lugares diferentes deve ser bem bacana! Eu nunca saí do Brasil, mas imagino o tanto de coisas a pensar pra programar a viagem. Uma viagenzinha no Brasil já dá esse trabalho, imagina entre países?! Rs. Mas não joga tudo pro alto não, vai em frente, que vale a pena! São chances únicas na vida. O dinheiro vc recupera depois. :)

Kellen said...

Oi, Jana! Obrigada pela visita ao meu blog, adorei o seu!
Vou adicionar aos favoritos. Viajar é ótimo mesmo. Pra perto, pra longe, o que importa é conhecer novos lugares e pessoas. Ah, se eu tivesse dinheiro pra viver viajando...
aliás, adorei "de grao em grao a galinha realmente enche o papo - e esvazia a conta bancaria" hehehe
Depois conte tudo como foi em cada lugar, tá?

beijos e boa sorte!

daise said...

Hahahaha, muito bom. :)
Já comecei a gostar desde o título do post.
Sei que vai dar tudo certo e que será mais uma viagem inesquecível.
Vocês merecem.

Beijos.

Sandra Costa said...

isso deve ser muito bom, nunca tive a oportunidade de fazer isso, e pelo andar da carruagem acho que realmente nunca terei. então fico bem contente de que a melhor coisa é viajar na viagem dos outros, e por isso adoro ler blogs que, na verdade, são 'logs' de viagens. são os meus favoritos! e eu já tava ficando de língua seca no meio do texto, já imaginando o quanto deve estar sendo cansativo e, ao mesmo tempo, gostoso planejar tudo isso.

aproveite, é só o que tenho a dizer. carpe diem!

Deise Anne said...

esses seus posts são sempre contagiantes. dá vontade de fazer o mesmo.
estarei saindo de ferias em agosto e já estou às voltas com roteiros, não tão europeus qto os seus, mas por aqui mesmo pela america do sul, no entanto estou tão empolgada qto vc. organizar uma viagem custa tempo e exige planejamento, senão a grana nao rende.
qdo dinheiro não for um problema , certeza ir a europa e perdir umas orientações de roteiro pra vc.

beijos, Jana!
ótima semana!!!

Aninha said...

Só de ler isso tudo, também cansei :P Mas acho ótimo isso que vocês estão fazendo!
Morro de vontade também de conhecer mil lugares e sair numa viagem dessas.
Torço pra que dê tudo certo e que vcs aproveitem bastante! ;)

Tem uma amiga que morou em Nice por seis meses, e amou. O lugar realmente é lindo e apaixonante, assim como toda a Europa.
Dps se quiser, te passo algum contato dela ;)

Ah, e sobre cozinhar, eu gosto sim, muito!
Quem sabe um dia chego que nem a Nigella, né? rss

Beijo!

Marilyn said...

By the way*, que idéia ótima, Jana!
Aproveite muito!
É cansativo programar tudo? É, mas será um cansaço único!
:)
Beijooo!

 
design by suckmylolly.com