Friday, August 21

Bucket List

Bucket List e' uma lista de coisas que voce quer fazer antes de morrer. Sao seus objetivos a serem atingidos before you 'kick the bucket'.


Esses dias, enquanto lia o ultimo livro do Tony Parsons, Starting Over, tive a ideia de fazer minha bucket list [algumas pessoas chamam, tambem, de life list]. As possibilidades sao infinitas e voce pode adicionar o que quer que seja, mas coisas que de preferencia voce conseguira' comprir um dia. Tem gente que coloca 'andar sobre o mar' ou... sei la'... conquistar o mundo. Allow, ne?! Tudo bem que cada um tem seus objetivos, mas tambem nao precisa abusar e achar que milagres acontecem assim... todos os dias.


De qualquer forma, achei a ideia legal. Existem ate' sites que aconselham a melhor forma de compor sua lista. Alguns dizem que o numero ideal e' 100 e que voce deve fazer um brainstorming com voce mesmo, pensando e anotando diversas ideias, por mais idiotas ou impossiveis que possam parecer. Depois, aos poucos, voce faz uma triagem e escolhe seus 100 melhores objetivos. Interessante ter uma lista assim porque me da' a impressao de que a gente nao para no tempo e vai estar sempre em busca de algo que vai nos fazer bem. Sabe aquela coisa de aproveitar a vida como se fosse seu ultimo dia, viver como se nao houvesse amanha e buscar ser feliz com as pequenas coisas? A bucket list e' legal por isso.


Um dos sites mais interessantes que encontrei sobre o assunto foi o Squidoo. La' existem vaaaaarios topicos que nos dao ideias sobre o que considerar ate' que a lista fique completa. O pessoal da' dicas como: "Pense em materia de esportes. Existe algo relacionado a isso que voce gostaria de fazer um dia?" E assim vai... em relacao a aventuras? Viagens? Hobbies? Profissoes? Suas contribuicoes para o mundo? Familia? Animais? Cultura? Sexo? Coisas a longo prazo? O site e' super interativo e divertido. Nao tem como nao passar alguns bons minutos xeretando por la.


Pros que de repente acham essa coisa de lista meio sem graca ou trabalhosa demais, semana passada encontrei um livro que exerce mais ou menos o mesmo papel. "101 Things to do Before You Die" e' praticamente uma bucket list ja' pronta. Cada pagina do livro contem um objetivo, com direito a espaco destinado a comentarios, fotos e detalhes para quando voce finalmente conseguir riscar algum item dali. Achei o maximo e so' nao comprei um pra mim tambem porque a livraria tinha apenas um: o que dei de presente a uma amiga. O unico defeito desse livro em particular e' que algumas coisas sao bem dificeis de serem conquistadas, como 'aprenda a pilotar um aviao', 'crie sua propria cerveja' ou 'va' a um lugar onde a gravidade nao exista'. Nao por serem impossiveis de se fazer, mas porque muitas de repente nao estariam na sua lista de interesses pessoais e, devido a isso, voce nao faria muito esforco para realiza-las.


Enquanto trabalho na minha bucket list, deem uma olhadinha em alguns dos sites dedicados ao assunto:


En ingles
Squidoo
Barefoot List
My Life List
43 Things


Em Portugues [nao tem muitos :( ]
Bucket List Blog
Toques de Alma









Credito da Imagem.

10 comments:

Julia said...

Adorei isso... só conseguir ver alguns sites, aqui a maioria é bloqueado. Em casa vejo com calma...
Bjo!

Lorena Portela said...

aai, q legal!

vou fazer a minha tb.

adoro tu lá no meu blog... volte sempre por lá pra me dar um sorriso.

beijo.

daise said...

Vais publicar tua listinha aqui, né? :)

beijos.

Aline said...

gostei muito dessa idéia.Quando eu era um pouco mais nova,tipo uns 15 ou 16 anos,eu fazia umas listas assim de coisas que queria comprar/fazer/conquistar
mas com o tempo deixei de fazê-las por preguiça mesmo.Mas eu acho uma coisa bem legal de se fazer! ajuda tanto em matéria de motivação como também pode ajudar no autoconhecimento e tal


;*

Maria, Pablo e Brenda said...

Já fiz um 43 things beeeeem bobo.. tipo '' abraçar minha mãe todos os dias e dizer que a amo'' haha.. também acredito que ter listar é uma coisa legal. Até tento fazer.. e sempre que penso sozinha vendo tv.. ''Po.. ainda faço isso antes de morrer'', tenho vontade de anotar.. haha
agora, voce me deu a idéia.. vou repassar tudo pro site e mãos à obra.

gostei daqui, beeijo, Malu.

Marilyn said...

Jaaaaaana, o trabalho me consumiu, menina! Como demorei a voltar aqui... três posts perdidos no tempo, quanta aflição! :P
Mas vamos resgatar o tempo nooow.
Então, sempre escrevi muito, aquela coisa de adolescente, de colocar no diário tudo que era sentimento, conquistas e blablabla. Sem contar a mania de fazer listas (bem *Alta Fidelidade*).
Daí, certo dia, uma amiga me apresentou uma forma de se organizar para conquistar algo: fazer uma listinha de desejos (isso foi no ano novo). Ela escrevia tudo o que gostaria que acontecesse, mas abria a carta só no ano seguinte... affff. Como sou muito ansiosa e vi que isso jamais funcionaria comigo, tento me organizar de outra maneira, fazendo lista sim, mas usando o *ok, checked!*
E temos tanto a fazer antes de... de... fazer a curva, digamos assim!
E conseguiremos!
\o\\
Beijo!

Anna Vitória said...

Sempre tive vontade de fazer uma lista dessas, mas uma bem elaborada mesmo, pra levar pra vida. Vou visitar os sites que você indicou.
Ah, tem um filme com o Jack Nicholson que fala justamente disso, se eu não me engano o título original é The Bucket List.
Beijos

Jana said...

Ah, o filme do Jack Nicholson, que de fato se chama The Bucket List (Antes de Partir em português, título particularmente sem charme), é o maior amor! Tem o Morgan Freeman também, que eu também adoro. (Dois grandes atores!)
Eu até fiz uma lista pouco depois de ter visto o filme, mas não ficou nada muito excepcional, até porque não me dediquei e fiz apressadinha. Um dia penso algo mais elaborado, por enquanto vou vivendo, haha!

Sandra Costa said...

ai, medo dessas listas, hein..

Aninha said...

Ahh, que legal!
Isso é bom pq a gente coloca em prática idéias que (talvez) achávamos impossíveis de se fazer.
Gostei! Vou fazer a minha e ver se todas podem ser realizadas ;)

Beijo!

 
design by suckmylolly.com