Friday, August 28

Scones

Tem um lado que puxei da minha mae e que ate' entao eu tinha duvidas, mas agora nao mais. O lado de gostar de doces :) Sempre pensei que tivesse puxado mais meu pai, que prefere salgados. Pasteloes, tortas, comida mesmo. Gosto tambem e acho que isso tudo depende muito do momento. Se tenho fome, nada como uma comidinha caseira que saiu na hora. Mas se estou ansiosa, ociosa ou com vontade de comer besteiras, nem vou muito pro lado dos chocolates ou bolachas recheadas. Prefiro aqueles doces de confeitaria [o lado da minha mae!]. Aqui em Dublin conheci variedades desse monte de carboidratos, pelas quais hoje sou apaixonada. Vou de repente nas opcoes mais simples, mas que pra mim sao as mais gostosas. Vez ou outra ate' arrisco uma fatia de bolo de chocolate ou um pedaco de uma torta de maca. Mas prefiro mesmo os chamados scones.





Os scones sao esses bolinhos que parecem secos, duros e sem graca. Mas sao boooonnnnssss! A maioria das confeitarias e coffee shops aqui vendem no minimo as duas variedades mais comuns: os fruit scones [com passas] e os brown scones [integrais]. Os locais mais 'posh', contem outras opcoes que sao igualmente divinas: tem scone de morango, de blueberry, de frutas vermelhas, de queijo, de tomate seco, e por ai' vai. O pessoal geralmente come os scones com manteiga e/ou geleia e um deles basta pra um cafe' da manha ou um lanche da tarde.


Nao entendo nada de receitas, mas a massa e' como uma massa de pastelao, empadao ou qualquer 'ao' desse tipo. Mais pesada que a massa de pao e nada a ver com massa de bolo. Eles fazem as bolinhas, colocam no forno e pronto. Eles crescem e ficam mais ou menos do tamanho de um punho [feminino, porque os masculinos sao exageradamente grandes :p ].


Pros que moram por aqui, nao posso deixar de indicar alguns dos meus lugares favoritos pra comprar o scone da sua preferencia e aprecia-lo com cha' ou cafe'. Nao vale pegar pra levar pra casa ou pro trabalho. A graca esta' em sentar e ser servido, sem tempo pra levantar da mesa.


. Queen of Tarts: tem uma unidade na Dame Street e uma na Cow's Lane, bem proximas uma da outra. Sao careiros, um scone custa mais de tres euros [nos locais 'normais' o preco de um scone e' de €0.95]. Apesar do preco salgado, a variedade e' incrivel. Evite horario de almoco, pois estao sempre lotados e o servico, infelizmente, e' um pouco lento. O que vale mesmo a pena e' o numero de guloseimas que eles fazem questao de deixar expostos na cara do cliente. Nao apenas scones de todos os tipos, mas tambem tortas doces e salgadas, bolos e tudo o que uma verdadeira confeitaria produz. Preco do scone com cha': €5.60 [ai, meu bolso!]


. Keogh: proximo ao escritorio de turismo, numa travessa da Dame Street. Servico um pouco confuso e, nao sei se sempre ou apenas comigo, grosseiro. Independente disso, tambem possuem uma grande variedade de scones, mas o preco se equivale ao de Queen of Tarts. Scone + cha': €4 euros e pouco. A vitrine chama a atencao, mas ja' comi melhores scones e ja' fui melhor atendida. Vale a pena provar, mesmo assim.


. Pichet: em frente ao Keogh [anterior], mas muito diferente. 'A noite e' restaurante e durante o dia e' coffee shop. Atendimento excelente, precos acessiveis. A variedade nao e' muito grande, mas o basico e' sempre o basico e se tem, a gente pede. Fruit scone + cha': €3.50.


. Bite of Life: pertinho do trabalho, proximo 'a St. Patrick's Cathedral. Precos acessiveis, nao tantas opcoes, mas servico de primeira. Se voce quiser, eles ate' tostam o scone pra voce [imagine agora um scone quentinho com manteiga, yum!]. Eles nao tem brown scone. Na verdade, acho que a unica opcao seria o fruit scone, ja' que eles tambem servem sanduiches e sopas. Fruit scone + cha': €3.50.


Poderia tambem citar os cafes mais comuns, as franquias que encontramos a cada esquina, como Cafe' Sol ou Insomnia, mas esses o pessoal ja' conhece. Ah, outro lugar com scones di-vi-nos e' a loja Avoca, que tem um andar inteiro so' pra essas delicinhas. Nao lembro do preco, mas vale a pena conferir.


Fiquei com fome agora :) Scone?







Credito da Imagem.

9 comments:

Aninha said...

Yumy Yumy!

Aline said...

huuuuuuuuuum! devem ser muito bons! nãos ei cozinhar,mas parece fácil de fazer
;*

Anna Vitória said...

Fiquei com a boca cheia d'água, ainda mais quando você disse que tem de morango e blueberry. Deve ser tudo de bom!
beijos

Aninha said...

Hmmm, que delícia!
Adoro doces! Sou formiga em forma de gente, hehe :P

Beijo Nina ;)

Ju Dacoregio said...

Ai, ai, eu gosto de absolutamente tudo! Não sou "mais salgado" ou "mais doce". Adoro doces, salgados, junky food, arroz e feijão... Não é fácil!

Deise Anne said...

Eu não sou muito de doces... Acho tudo lindo! Enchem os olhos, mas não consigo nunca comer uma fatia toda de torta, nem mesmo um chocolate inteiro... :(

Bê Matos said...

AAH, me deu água na boca u_u haha

comecei a bucket list :) fiz a minha por partes, de 10 em 10 itens. rs

beeijos :*

Marilyn said...

Hmmmm, those scones look great, lady!
Eu prefiro salgados, mas quem resiste a um delicioso doce?
{silêncio}
.
Estou bem, queridona! Resolvendo mil coisas, trabalhando mais do que a burrinha... e com aquele propósito que você bem conhece... buscando mudanças, outros rumos!
Ai, meus sais...
Espero que você esteja se divertindo muuuuito! Aproveite cada minuto, registre tudo e aqueça o coração somente com alegrias!
Behave as well! (Or not!)
:D
Mwah!
Beijo grande!

Manuela said...

ah droga, achei que viria uma receitinha!! ahahahah!

 
design by suckmylolly.com