Tuesday, August 18

Contador de Historias

Tenho preguica de contar historias. Tanto as que aconteceram com os outros, quanto minhas proprias experiencias. Sabe quando o povo ta' curioso pra saber como terminou uma festa, como foi a viagem, como estava no restaurante? Sou peeeessima pra responder quaisquer variedades da mesma pergunta. Nao e' nem pelo fato de eu ser reservada e nao querer que todo mundo saiba o que eu comi no almoco ou o tamanho do meu bikini. Acho que e' mais por me achar chata demais quando tento relatar algo pra alguem. Nem deveria confessar tal defeito, uma vez que escolhi jornalismo pra pagar minhas contas. E, se ja' e' complicado ser bem paga sendo talentosa, imagina uma jornalista que nao sabe contar uma historia.


Talvez seja essa coisa de ser um pouco insegura. Nao, na verdade esses tempos descobri um aspecto importante sobre mim mesma: nao gosto de ser o centro das atencoes. E contadores de historias tem sempre todas as fac es voltadas a eles e, independente do que veem na plateia, precisam manter a concentracao e terminar o tell-tale. Nao sou engracada, nem tenho muitos 'causos' interessantes pra prender a atencao do ouvinte. Talvez por isso desde pequena sempre preferi escutar a falar. Sou quieta mesmo, a nao ser naqueles dias inusitados em que falo besteira e rio de mim mesma ate' alguem pedir pra eu, por favor, calar a boca.


Ja' fiz teatro, outra atividade que pede que voce relate os fatos do roteiro da forma que lhe for imposta pelo diretor, e adorava. Talvez pela iluminacao toda do palco impedir que eu visse as expressoes do publico, sentado avido nas poltronas, esperando por algo que surpreendesse e tirasse o folego. Vou adorar ler pros meus filhos antes deles dormirem, trabalhar como jornalista pra contar historias de outras pessoas e ate' um dia escrever meu(s) best-seller(s). Mas pra eu contar minha propria historia, so' mesmo atraves da escrita ou quando a escuridao nao me deixar observar aqueles que me ouvem.







Credito da Imagem.

6 comments:

Mafê Probst said...

Gostei daqui.

Aninha said...

Amiga, te admiro!
(imagina se soubesse contar historias, rs)
B-jo

Aline said...

que post bonito! também quero ser jornalista! já entrou na faculdade?


;**

said...

Acho que somos muito parecidas. Adoro escrever, mas odeio contar algo á alguém. Qualquer trabalho na frente da classe pra mim é uma tortura. Também sou muito reservada, e dizem que eu preciso fazer teatro... Quem sabe um dia, né. ;*

Deise Anne said...

Texto lindo, Jana!
Contar histórias escritas também tem um charme. É delicioso ler as suas por aqui.

Beijos

Marilyn said...

Gosto de contar histórias e acho que me expresso melhor escrevendo... não sei, talvez eu precise daqueles cursos de *Como falar em público*.
Não sou tímida, já fui bastante... hoje... digamos assim, sou uma cara-de-pau com classe! :P
Mas não gosto de chamar atenção ou querer que as pessoas saibam tudo sobre minha vida. Na internet, então! Aqui é tudo muito invasivo.
Acho que, no seu caso, nem é insegurança, Jana, é somente cautela e discrição.
Ninguém precisa ser engraçado demais, expansivo demais, comunicativo demais para se destacar. Fica chato e acredito que 'less is more'. Tudo na medida. ;)
Diga se não tem coisa mais chata do que aquelas pessoas que, enquanto você espera o ônibus, contam toda a vida?!
Poizé*.
Beijo!

 
design by suckmylolly.com