Thursday, June 18

Ah, a inocencia...

Sinto que ontem a ficha comecou a cair. Em outubro irei embora e meu coracao aperta um pouquinho mais toda vez que releio esta frase. Me chamem de drama-queen, de exagerada, de anti-patriota. Me chamem do que for, mas saibam que nao e' nada disso. E' que... criei uma coisa por Dublin que nao se explica direito. Vi aqui um outro mundo. Nao perfeito, nao ha' perfeicao em lugar algum. Ha' sempre uma falha, algo que poderia ser diferente, a falta de alguem que faz a saudade apertar. Mas vivi aqui uma coisa inexplicavel. Sinto paixao tamanha por esse lugar, coisa que jamais senti em localidade alguma. A vontade agora e' de fazer tudo o que ainda nao fiz - ainda que saiba que e' impossivel querer o todo.


Sempre tive medo da mudanca brusca na minha rotina. Meu medo e' esse. Nao e' da saudade, que sentirei pra sempre. E' o medo da readaptacao. Nao quero fazer do meu pais um bicho de sete cabecas. Nao quero transformar o clima quente em temperatura insuportavel, nem o fato da violencia estar presente em receio constante, ate' quando saio pra comprar um pao na padaria da esquina. Tambem nao quero reclamar de salario, sem tocar no assunto da corrupcao. Por um lado, perdi as esperancas em alguns topicos brasileiros. Mas ah, sabe o que eu quero? Unir os dois. Eu seeeei que e' impossivel e sei que a gente nao pode querer tudo. Sabe aquela historia de quando dao a mao, queremos o braco? Eu nao sou assim, mas dessa vez quero tudo. Nao e' errado. Acho.


Quero pra mim, pros meus filhos e pras pessoas queridas, um mundinho perfeito. Gostaria muito que a ideia da perfeicao pra cada um de nos nao fosse apenas um pensamento que visita nossa mente vez ou outra. Gostaria muito poder te oferecer uma casinha na beira da praia, sem alarme e sem tranca na porta. Ah, e uns vizinhos divertidos - mas pacificos e que te deixassem dormir a noite, apos uma tarde regada a canto e violao e conversas variadas. Queria tambem poder criar uma cidade cosmopolita, com opcoes de lazer pra todos os gostos, mas sem a poluicao visual e o barulho todo gerado pelos meios de transporte. Gostaria apenas de ouvir berros de alegria, lagrimas de satisfacao, entradas em salas de emergencia devidas somente ao nascimento de um filho, um neto, a filha de um amigo. E que a gente pudesse se vestir como bem entender, sem a opcao de roupas de marca, status ou julgamentos alheios. Gostaria que os membros da mesma familia sempre jantassem juntos e comentassem o dia que passou, e que as criancas nao fossem tao mimadas, e que nao tivessemos que nos preocupar com o futuro dos nossos filhos devido 'a falta de agua, violencia, corrupcao, saude e educacao.


Por que voce [ainda] nao recicla? Por que nao tenta ver a vida um pouquinho mais colorida? Por que queremos tanto e, ao mesmo tempo, tao pouco? Chega de coisas materiais, da busca por popularidade no colegio, da competicao por notas maiores, da cobranca por um filho perfeito. Que tal irmos mais ao teatro ao inves de gastar o dinheiro com coisas mesquinhas? Que tal apreciarmos as coisas que ja' conquistamos, os show ao ar livre, os livros nas prateleiras?


Apos ter vivido por aqui, vejo o quanto eu dou valor 'as pequenas coisas. Quero carregar isso comigo e nao deixar que o clima que nao considero ideal me deixe nervosa [sim, eu prefiro o inverno!]. Mas que se cuidem os que me olharem de cima a baixo devido 'as roupas que escolhi vestir naquele dia ou o nojento que me cantar na rua. E ai de quem olhar torto porque gastei dinheiro numa atividade que me fez bem ao inves de economizar pro futuro incerto.


Sim, eu quero tudo. E sei que e' pedir muito. Mas ah, da' um desconto. Eu to voltando, mudando a minha rotina e, querendo ou nao, deixando algumas coisas muito valiosas por aqui. Coisas as quais me fizeram feliz, oportunidades que jamais esquecerei e pessoas que tornaram-se mais do que os mais-mais das bandas dai'. Da' um desconto, vai? Ja' ja' eu chego e estou feliz por querer tentar me adaptar novamente em terras brasileiras. Vou com a cabeca erguida e o coracao cheio de esperanca, o corpo cheio de vontade, a mente cheia de ideias. Mas nao espere que eu chegue com o coracao tranquilo.


Como sempre, di-vi-di-da.







Credito da Imagem.

11 comments:

Aninha said...

Você é libriana, certo?
rs... so tipical, conhece gente assim.

Mas vem mesmo com a cabeça erguida e o coração aberto.
Quando a gente tem boas intenções, não há pq dar errado ;)

Beijos

Unknown said...

Aiii que pena que voce esta indo embora :/,mas tenha na cabeca que nada e' definitivo e se voce nao se sentir feliz ainda pode voltar atras...se sentir feliz (e acredito que e' o que acontecera')vc olhara para tudo o que viveu por aqui com muito carinho e com o coracao cheio de lembrancas boas !

Aproveite o tempinho que te resta em terras irlandesas e arrume um espaco na sua agenda pra nos conhecermos...vc ja' deve ter aprendido por aqui que amizades,mesmo as virtuais ,a gente pode carregar pra sempre...

Voce esta mais do que convidada a me fazer uma visita qualquer dia depois do seu trabalho !,ou marcarmos um cinema qlq dia tambem...o rosinha fica com as criancas pra mim ! :)

me manda seu email?

beijoooo e acalma esse coracao !

Unknown said...

Aiii que pena que voce esta indo embora :/,mas tenha na cabeca que nada e' definitivo e se voce nao se sentir feliz ainda pode voltar atras...se sentir feliz (e acredito que e' o que acontecera')vc olhara para tudo o que viveu por aqui com muito carinho e com o coracao cheio de lembrancas boas !

Aproveite o tempinho que te resta em terras irlandesas e arrume um espaco na sua agenda pra nos conhecermos...vc ja' deve ter aprendido por aqui que amizades,mesmo as virtuais ,a gente pode carregar pra sempre...

Voce esta mais do que convidada a me fazer uma visita qualquer dia depois do seu trabalho !,ou marcarmos um cinema qlq dia tambem...o rosinha fica com as criancas pra mim ! :)

me manda seu email?

beijoooo e acalma esse coracao !

Deise Anne said...

Esse seu texto me salvou hoje. Ainda há pessoas que preservam a inocencia, nem que seja dentro do coração.
Desejar coisas boas, um mundo perfeito não é pecado, é talvez a nossa única redenção.
Bom final de semana, Jana!

Ah, eu melhorei, viu? rsrs

Aninha said...

Tem total razão no que falou. Nada se consegue fácil né.

Jéssica A. said...

Olha, conheço gente que nasceu, se criou no brasil, se mudou pra o exterior e voltou pisando em ovos. Mas não digo pisando em ovos no sentido de querer do bom e do melhor, digo no sentido de se queixar tanto do calor, das pessoas, das relações interpessoais dos que aqui vivem e mais um monte de coisa que considero irrelevante.
Seu texto foi uma das coisas mais fofas e agradáveis que li nesse estilo "a volta para o Brasil" . e de uma ingenuidade comovente.

Te desejo também as mesmas coisas boas que nos trazem felicidade, em doses cavalares!

♪ Vêêêêêêêêêê! Que eu tô voltando pra casa...

Beijo, Jana! :D

Sandra Costa said...

poxa.. coisa linda esse teu texto.
é de chorar, cara.
sacanagem isso comigo hoje.
porque todo mundo inventou postagens de despedida? postagens sobre o amor? postagens sobre a saudade? postagens sobre o melhor amigo?

aaai.

tem quizz pra vc aqui:
http://dixt.blogspot.com/2009/06/quizz.html

bj!

daise said...

estás certíssima, janinha!
em querer tudo o que queres.
e teu pensamento está muito claro.
que o coração se tranquilize um pouco. :)

beijos,

Marilyn said...

Jana, seu blog é lindo-lindo!
Compreendo todas as suas expectativas de volta e aquelas de ida também, bem no comecinho. :)
Há algum tempo venho amadurecendo a idéia de ir... estudar, trabalhar, aprender, vivenciar outras histórias. De dois anos pra cá, muita coisa aconteceu em minha vida e a vontade só cresceu.
Encontrei seu blog por acaso, pesquisando sobre a *ilha* e estou na torcida... para que encontre seu lugar e sua felicidade. :)
E que assim seja a todos nós!
Beijo!

hg. said...

Texto perfeeeito! *-*
quase chorei lendo! hahaha
;*

Gracita said...

Como sempre, no ponto... Texto lindo como tu. Saudades.

 
design by suckmylolly.com