Monday, June 15

Verao = Hayfever

Todo mundo adora o verao em Dublin. E' calor, mas nao insuportavel. Tem sol, mas nao aquele que torra. Tem uma brisa leve, muita gente nos parques e uma enorme procura por sorvetes, revistas e garrafas d'agua, que servem de acompanhantes aos que querem aproveitar ao maximo a raridade de um dia sem nuvens no ceu.


Tenho que dizer, portanto, que tem um contra MUITO grande que essa epoca deliciosa traz com ela: a hayfever, um tipo de rinite alergica.


Eu sei que tenho rinite desde pequena. Fui em medicos, fiz tratamentos e agora mesmo ela so' me incomoda quando estou em meio a muito po', mofo ou coisas guardadas ha' muito tempo. Exceto, e' claro, quando e' verao na Irlanda. A hayfever e' causada pela liberacao do polen das flores e plantas, nos meses mais quentes do ano.


Pensei que seria interessante elaborar um post sobre isso, ja' que e' uma coisa que esta' comigo 24/7 durante os meses de verao irlandes. Apos uma pesquisa basica, aprendi que:

. a hayfever afeta as passagens respiratorias superiores [nariz, garganta, e tambem os olhos], causando nariz entupido, coceira nos olhos, espirros constantes e ate' dores de cabeca.
. os tratamentos incluem comprimidos antiestaminicos, colirios e produtos nasais. Algumas pessoas apostam nos metodos alternativos, como acupuntura e homeopatia.
. pra aliviar um pouco os sintomas, as dicas sao: afaste-se de gramados e parques [allow, ne'? e o que eu faco no verao? fico trancada em casa?] e evite cortar a grama; use oculos escuros; de preferencia ao ar-condicionado 'as janelas abertas.


Durante o meu primeiro ano por aqui, lembro apenas de ter ficado com os olhos cocando demais. Pensei ate' que fosse problema de vista cansada, por trabalhar direto em frente ao computador. Usei um colirio que aliviou um pouco, mas ate' entao nao tinha ideia de que a coceira era um dos sintomas da alergia. Ano passado foi o que mais me incomodei e quando, finalmente, juntei os pontos e percebi que os sintomas eram os mesmo em milhares de pessoas na Irlanda e no Reino Unido. Tentei os comprimidos Clarityn e Zirtek, que dizem auxiliar no combate contra a reacao alergica. Ano passo meu olho cocou muitoooo, meu nariz me incomodou demaissss, e nada resolvia. E' como uma gripe, mas nao e' gripe. Voce ta' normal, seu corpo nao se sente fraco ou cansado, o apetite nao muda. Mas o nariz fica nessa de entupir / escorrer umas trezentas vezes ao dia, e os olhos cocam-cocam-cocam. Cansei de acordar com ambos inchados - tudo devido ao bendito polen!


Sinto cair na real e informar que 2009 NAO e' diferente. Esse ano tenho os sintomas dos anteriores e mais um - a garganta irritada. E' horrivel. Da' raiva, vontade de sair correndo, bater a cabeca na parede, comprar todos os lencos de papel do mercado, e colocar todos os remedios que nao servem pra nada la' no fundo do lixo pra sempre. Alguma sugestao? [pleeeeaaaaase?]







PS: Ka, se nos virmos no sabado, voce vai ter uma breve nocao do que eu to falando. Espirros, nariz assado de tanto que eu passo papel nele, olhos irritados, sede constante e a voz fanha devido ao entupimento das minhas vias respiratorias =D Mas eu sou boazinha, viu?!








Credito da Imagem: Daily Mail.

9 comments:

daise said...

aqui isso também acontece. reparei pois todo início de primavera há pauta sobre esse assunto nos veículos, seja tv, seja internet, seja jornal/revista.
mas eu não sabia que incomodava taaaaanto assim. :(

beijos, janinha, e boa semana!

ps: tô me atualizando no teu blog agora, comentei nos posts abaixo também.
:*

Deise Anne said...

fiquei pensando no seu desespero de querer bater a cabeça na parede por causa da bendita alergia... rsrs

Nikky said...

ain, apesar das alergias, queria estar ái nesse solzinho, tomando sorvete!!! aqui tah friozinhooooo!!

;*

Nikky said...

ain, apesar das alergias, queria estar ái nesse solzinho, tomando sorvete!!! aqui tah friozinhooooo!!

;*

Aninha said...

Hmm, essas gripes são chatas mesmo. E essa história de ficar o nariz todo assado tbm... é uma coisa!

Por aqui tá frio, bastante, e dá pra ficar com o rosto assado só por causa do vento cortante, hehe...

;*

Jéssica A. said...

Queria poder te dar algumas sugestões para sua convalescência, mas nunca passei por isso...quer dizer, se me colocam no meio da poeira e móvéis movados e bolorentos, passo por estes sintomas.
Melhoras pra ti, moça!

Beijo, fica bem!
:D

Unknown said...

CA-RA-CA ! Vc descrever exatamente tudo o que venho sentindo ! No Brasil era mega alergica e achei que tivesse me livrado disso aqui na Irlandaaaa,puro engano !
Aiii muito obrigadaaaa pela dica !

Quanto ao show acho que nao vai rolar...na sexta vou a uma festa no trabalho do rosinha,dai' nao rola deixar as criancas por duas noites...:/

Vamos marcar alguma coisa? tipo um cinema,ou ate' mesmo um pub na semana que vem?

me add no orkut se vc tiver...

beijo no olho e melhoras !

Anonymous said...

Well I agree but I think the list inform should acquire more info then it has.

citrate sildenafil said...

O ano passado foi o mais chato e quando ele finalmente se juntou os pontos e percebeu que os sintomas eram os mesmos de milhares de pessoas na Irlanda e no Reino Unido.

 
design by suckmylolly.com