Tuesday, June 23

Puxando ferro

Eu me cobro muito. Em alguns aspectos e situacoes, talvez a cobranca seja a solucao mais pratica e que oferece os melhores resultados. Em outras, e' simplesmente enervante! Odeio quando me cobram, me colocam na parede, a cada dois minutos me lembram que o dead-line esta' ainda mais proximo - embora eu funcione muito bem sob pressao. Mas a minha cobranca sobre mim mesma vai me deixar maluca qualquer dia desses. Sabe quando a gente transforma uma atividade de lazer em obrigacao diaria? Agora me diz: o que acontece com voce quando a preguica bate e voce se deixa levar pelo tempinho chuvoso e fica em casa ao inves de sair pra academia?


Eu sou inimiga numero dois da preguica. Pior ainda e' a numero UM: gostar de nao fazer nada. Eu abominooo! Fim de semana pra mim so' e' bom quando eu to com a agenda cheia. Consigo ate' ficar um tempo em casa lendo um livro, mas prefiro preencher as horas do dia com atividades do lado de fora e, quando ja' estiver cansada de tanto movimento, ir pra casa, relaxar no banho e apreciar a leitura sobre um assunto interessante ou me perder num filme intrigante. Massss, eu sei que isso e' errado sob um certo ponto de vista. Afinal, o que ha' de errado em curtir o final de semana debaixo do edredon, com um chocolate quente na mao, dormindo o dia inteiro e so' abrindo os olhos pra comer, sem NADA pra fazer? De qualquer forma, ninguem vai me convencer do contrario. Eu tenho formiga na bunda, meu coracao dispara, eu ando de um lado a outro enquanto penso no que poderia levar embora o tedio momentaneo, topo qualquer parada que nao envolva as quatro paredes do flat. Sim, eu sou doente :)


Mas voltando ao assunto... eu nao gosto de me cobrar demais. E estou muito indignada comigo mesma por ter transformado a atividade fisica da academia numa obrigacao diaria. Nao me entendam mal: eu ADORO ir, programar os exercicios da semana, perceber os resultados e suar muito! Quanto mais, melhor. Nada mais relaxante do que tomar um banho depois de ter deixado a roupa pingando de suor e estar com a mente tranquila do tipo "eba, fiz minha boa acao do dia, agora posso continuar com a rotina".


Nesses ultimos dias, porem, a famosa hayfever de uns posts anteriores atacou geral e me deixou num mau-humor terrivel. O que aconteceu? Faltei uns diazinhos na academia. O que aconteceu II? Eu to me sentindo HORRIVEL, horrorosa, PECADORA, querendo fazer tres horas de esteira pra me REDIMIR, a ultima bolacha do pacote calorico da minha vida.


Hahahaha gente, eu sou pessima comigo mesma e precisava vir aqui dividir essa minha mania feia com todos voces, alem de colocar a cara a tapa e esperar que alguem me diga umas boas verdades pra que eu acorde e aproveite a academia de forma saudavel, como um HOBBY, um exercicio que me faz bem, mas que nao e' presenca oberigatoria, nao e' condicao imposta pelo medico do coracao, nem muito menos uma coisa que faz parte do meu trabalho e que exija que eu esteja presente todo santo dia.


Me iluminemmm! So' posso me cobrar assim de novo se algum dia eu decidir me tornar alterofilista. E olhe la'!







Credito da Imagem: Getty Images.

10 comments:

Josie Mendes said...

Por que será que a gente se cobra tanto, né??? As vezes acho que é para não faltar motivação, hehhehe

Tbém ando pensando na acadêmia, que é para o corpo sim e muito mais para a mente, equilíbrio e energia.

Mas, faço taaaaaaantas coisas que não consigo programar a acadêmia =o(

Já o final de semana é morgação na certa! uahuahuahu

Esta semana estou sem temp para escrever, mas vou atualizar o blog logo logo.

Beijoos!!

Deise Anne said...

hahaha!
eu me vi nesse post. to quase há uma semana sem malhar, me sentindo gorda e horrorosa, socooooorro! me sentindo, por que, na verdade, não estou, não deu tempo ainda...
eu acho que essa coisa de se cobrar é uma reação em cadeia.
a gente se cobra pq algo externo a nós nos cobra. uns padroes de eficiencia sociais que a gente assimilou ao longo da vida. temos que ser eficientes em tudo.
eu divido essa hiperativismos com vc, detesto me sentir ociosa, preguiçosa... quando não estou em plena atividade, entupida de coisas pra fazer, reajo com mau-humor e drama. é triste! rsrs

acho que não ajudei muito, né? mas bom... me identifiquei com o que você escreveu.

beijos

daise said...

Ai, Janinha, és uma figura!
Mas foi ótimo teu post, me lembrou que estou com o telefone de uma academia aqui perto do trabalho e que preciso ligar lá pra me informar e agilizar minha matrícula.
Que dê tudo certo e que eu saiba aproveitar o bom de voltar a me exercitar. Porque eu também sou exigente comigo mesma e me vejo em situações bem parecidas com essa que descreveste: querer uma atividade nova por prazer e transformá-la em obrigação, me irritando com isso.
Beijos!

Unknown said...

Hahahahaha
Se eu fosse como vc estava ferrada !
Alia's eu eeeeera,antes,qnd morava no Brasil e tinha que colocar biquine pra ir a praia,hoje em dia to mais relax...mas nao relaxada...sou membro da Crunch desde junho do ano passado,engravidei logo,e se vc quer saber pago academia atoa...vou uma vez ou outra,sabe a minha ultima ideia pra voltar a forma me divertindo? cama elastica !
cOMPREI UMA e to dando meus pilos tds os dias !

Vem me visitar e dar uns pulinhos tambem ! (ahaaaa agora te dei um bom motivo pra vir aqui,certo???)

beijoooo

Sandra Costa said...

jura?
pois eu MOOOOORRO de preguiça de academia!

te contar uma pequena historinha..
primeiro, tenho uma facilidade enooorme para perder peso. então, entre dezembro e fevereiro, devido aos meus problemas, ahm.. digamos.. do 'coração', eu perdi 5 kilos. fui a vários médicos jurando de pés juntos que estava psicologicamente bem e todos eles disseram que eu estava à beira da anorexia.

então, o meu clínico (já vendo o meu estado DE-PLO-RA-VEL de magreza) me receitou 2 suplementos alimentares e (tcharansss) a ACADEMIA!

jura né?

daí eu terminei a consulta dizendo assim: PO, DOUTOR, TEM TANTO ESPAÇO NESSA RECEITA, DÁ PRA BOTAR MAIS UNS 3 REMEDINHOS AÍ NÃO AO INVÉS DE ACADEMIA?

ele olhou para a minha cara bem sério, pegou a receita de volta, e colocou mais 3 remédios. haha!

massss, como não deu certo eu recuperar o meu peso, e eu tenho parentes que são da área de saúde e que já estão enchendo meu saquinho... e porque já não consigo mais tomar a minha típica vodquinha todo fim de semana sem passar mal (por conta da ansiedade), e porque o meu médico está me perseguindo (hahaha!), mês que vem eu prometi a todos eles (inclusive para a minha sagrada vodka) que mês que vem eu vou MALHAR!

(os outros.. hehehe)

//brincando

vou malhar. os outros. na academia.
:)))

;* bjK!

Nikky said...

ai g-zuis, esse teu post falou sobre muuuuita coisa q eu tô passando... a cobrança excessiva minha sobre mim mesma (no meu caso sobre minha profissão), a academia q tenho q fazer mas q não consigo gostar e tornar um hábito, o modo como estou me sentindo gorda e horrivel.. ai que depreeeee...

Vc perguntou o que eu tinha no meu último post e tah tudo ai no teu... hahahaha!!!

;*

Aninha said...

Sei como se sente Nina.
Antes, há mto tempo atrás qdo ia na academia, tbm me sentia na obrigação, mas acho que era pq não tinha o interesse de agora.
Dps que comecei o combat, me senti mais motivada, tanto que fiz 2 anos direto, mas pq era algo que realmente gostava.
Dps que enjoei um pouco (e outros motivos), passei pro muai thai e estou adorando!
Ontem mesmo estava comentando com a minha irmã, que desde que comecei, não teve um dia sequer que a preguiça bateu! :D

Então, minha dica pra vc é a seguinte: se vc se cobra por causa disso, e eu acho que a gente deve sim se preocupar com a saúde e (sem neura) com a estética, procure algo que vc gosta e te dê prazer em fazer. Seja uma aula gostosa, um exercício que te motive, uma turma animada. Pq aí vc vê aquilo como um lazer.
E qdo bater a preguiça, pensa no seguinte: nos depois do exercício, ou qdo vc tiver lá, pq dps vc anima e pensa "poxa, se tivesse ficado em casa, teria ficado morgando"... rss... é verdade isso!

Ahh, e compartilho com vc essa coisa de não conseguir ficar quieta.
Simplesmente me dá coisas ficar parada, sem fazer nada, pensando que estou perdendo o dia e mtas coisas boas pra se fazer ;)

Espero ter ajudado!
Beijos ;)

Deise Anne said...

Jana, tem um selo pra você lá no meu blog. Passa lá pra buscar, ok?
Beijos.

jc said...

Hahahahahahahhahahaaaaa
Me ví em algumas linhas...
kkkkkkkkkkkkkk
Adoro ler seus posts...
Inteligência rara!!!!!!!!!
Fico feliz que tenha gostado do último post...
Já conferiu o novo???
Bora lá então conferir o que ví por aí...
Bjkas da amiga Jô

Marilyn said...

Entendo sua aflição e compartilho seus dramas, Jana! :D
Adoro preencher meu tempo com atividades diferentes, casa mesmo, só pra dormir! :D Mas hoje estou em um ritmo *home sweet home*. Tinha zilhões de coisas para colocar em dia e acabei cedendo aos encantos caseiros* do banho, roupão e delivery.
Já no quesito academia, não consigo me encaixar. Ano passado, quase que por um milagre, eu fiz academia, mas parei porque precisei fazer uma cirurgia. Gosto mesmo é de atividades ao ar livre, caminhada, bicileta.
Acho que a gente deve se cobrar sim, mas sem deixar virar neura. Cuida de você, de sua saúde, mas não passe vontade. Quer chocolate? Coma, mas respeite seus limites e faça seu exercício pensando no bem que ele vai te trazer, não como obrigação chata e repetitiva.
Arrasa! :D

 
design by suckmylolly.com